Em evento pré-E3, Oculus apresenta novidades de games em realidade virtual

Nesta quinta-feira (11), a Oculus VR transmitiu ao vivo, pela internet, sua conferência de imprensa em antecipação à E3, convenção internacional de games que começa no próximo dia 16 de junho em Los Angeles. No evento, a empresa mostrou um pouco mais de seu visor de realidade virtual, o Rift, e novos games exclusivos para o dispositivo.


A principal novidade, porém, ficou por conta da parceria entre a Oculus e a Microsoft. No palco do conferência, o CEO da empresa, Brendan Iribe, revelou que o kit básico do Rift virá com um controle de Xbox One. Além disso, o visor vai ter suporte nativo ao Windows 10, assim como para seu serviço integrado de streaming entre o console e o PC. Ou seja, será possível jogar games de Xbox One no Rift, desde que você tenha um computador com Windows 10 ligado a ele. Vale lembrar que o novo Windows deve chegar também ao Xbox ainda este ano.


Image rift-20-20150506093211.jpg


As empresas parceiras da Oculus subiram ao palco logo em seguida para apresentar prévias de seus próximos títulos para o Rift. A primeira foi a desenvolvedora CCP Games, que trouxe a público novas imagens de EVE: Valkyrie, um game de exploração espacial em primeira pessoa no universo compartilhado do MMO EVE Online.


Em seguida, foi a vez da Gunfire Games apresentar Chronos, um RPG em que você controla um jovem aventureiro em busca de desvendar o segredo místico de uma civilização antiga. O destaque do título fica por conta de um prometido sistema de passagem de tempo, que muda as habilidades físicas do personagem conforme os anos passam e ele vai ficando mais velho.



Os outros anúncios ficaram por conta da Insomniac Games, com Edge of Nowhere; e os títulos da própria Oculus, como Damaged Core, Esper, AirMech VR, Lucky’s Tale e VR Sports Challenge – um simulador de esportes que inclui basquete, baseball, hockey e futebol. A empresa revelou ainda que vai investir cerca de 10 milhões de dólares em desenvolvedores independentes para produzir novos games para o Rift.


De volta ao palco,  Iribe apresentou o Oculus Home, um sistema de gerenciamento de aplicativos e games para o Rift baseado em Windows 10. Com ele será possível também trocar mensagens e interagir com amigos e desenvolvedoras, bem parecido com a dashboard do Xbox One. Mas a grande novidade do evento viria a seguir.


Por último, o fundador da empresa, Palmer Luckey, trouxe ao público o Oculus Touch, um novo par de periféricos para o Rift que permite uma espécie de “interação física” com objetos em realidade virtual. São dois pequenos controles que simulam a experiência de tocar, apertar ou segurar objetos virtuais enquanto o usuário joga com o Rift, criando uma experiência ainda mais imersiva.


O hardware vai ganhar uma demonstração prática durante a E3, mas não tem data de lançamento confirmada. As desenvolvedoras também prometeram mostrar mais sobre os jogos anunciados na convenção da próxima semana. O kit básico com a versão final do Oculus Rift, incluindo o controle de Xbox, chega ao mercado no primeiro trimestre de 2016.

0 comentários: