O primeiro drone com apps do mundo roda Ubuntu

Mencionamos a Erle-Copter brevemente quando a Canonical anunciou o Snappy Ubuntu, uma distribuição do Ubuntu para Internet das Coisas (incluindo drones). Agora, a empresa espanhola está dando uma amostra dos frutos dessa cooperação: O Erle-Copter Ubuntu Core Special Edition é o primeiro drone capaz de rodar aplicativos adquiridos através de uma loja.


ubuntu-erle


O Erle-Copter em si é um quadricoptero bem simples para os padrões atuais dos drones comerciais. A grande vantagem que ele tem sobre os outros é justamente o Snappy Ubuntu, que se encarrega de gerenciar um framework de desenvolvimento chamado ROS (“Sistema Operacional Robótico”, em tradução livre). É através do ROS que desenvolvedores poderão criar apps que modificam o comportamento do drone.


Segundo o CEO da Erle-Copter, Víctor Mayoral Vilches, a presença do ROS é importante porque ele tem se tornado popular entre os programadores de robôs, que, graças à presença de um framework comum, podem compartilhar código e algorítimos. Ele também destacou que a empresa escolheu o Snappy Ubuntu pela sua leveza e pelo suporte a updates transacionais, um método de transferência de arquivos que facilita, agiliza e coordena a entrega de updates para as aplicações, como acontece no ChromeOS, por exemplo.


O Erle-Copter Ubuntu Core Special Edition está sendo vendido por 400 euros (cerca de 1 350 reais).


Via blog do Ubuntu

0 comentários: