Apple renova linha de Macbooks e introduz um iMac 5K “econômico”

Depois de atualizar os componentes dos Macbooks menores (incluindo os modelos Air) no começo de 2015,  chegou a hora da Apple fazer o mesmo com as unidades de 15″ e com os iMacs.


As mudanças internas mais significativas no Macbook de 15″ são o uso de 4 lanes de PCIe para o SSD da máquina (que torna o acesso a arquivos ainda mais rápido e a introdução de uma nova placa de vídeo no modelo mais caro. Em vez da velha Nvidia GeForce GT 750M, o novo Macbook oferece a AMD Radeon R9 M370X (com 2GB de GDDR5).


imac-retina


Infelizmente, a Apple não atualizou os processadores das máquinas, o que significa que todas continuam usando a arquitetura Haswell da Intel. Outra consequência desse fato é que os modelos mais baratos (sem a placa da AMD) não oferecem nenhuma melhoria de performance de CPU ou de GPU em comparação com os Macbooks lançados há mais de um ano. Também é possível que a Apple ignore as CPUs Broadwell e siga direto para o Skylake que a Intel pretende lançar ainda este ano. Em outras palavras, se o que você deseja é desempenho, é melhor comprar um modelo antigo mais barato ou esperar o próximo ciclo de atualização. Os novos modelos custam 2 000 dólares para a versão com a GPU integrada Iris Pro e 2 500 dólares para a versão com a GPU discreta.


Além de atualizar o Macbook, a Apple cortou 200 dólares do preço do iMac com tela retina, que agora custa 2 300 dólares. Outra novidade é a introdução de uma versão mais barata desse mesmo iMac sem o Fusion Drive (que combina um HDD com um SSD em um único disco lógico) e com um processador ligeiramente mais lento por 2 000 dólares. De qualquer maneira, é possível equipar a versão de 2 000 dólares com um Fusion Drive de 1 TB e ainda assim economizar 100 dólares. Como acontece com os Macbooks de 15″, a Apple não está equipando os novos iMacs com processadores Broadwell (o que é natural, já que a versão quad core do mesmo ainda não está disponível).

0 comentários: