Artista usa Arduino para imprimir retratos em ASCII

Sites que convertem imagens em um bloco de ASCII têm feito a alegria da internet há décadas, mas o artista russo Dmitry Morozov foi um passo adiante. Ele trouxe essa forma de “fotografia” para o mundo real ligando uma câmera e uma máquina de escrever a um Arduino. Veja o vídeo abaixo.


fotoascii


Basicamente, o projeto batizado de “i/o” é uma câmera iSight da Apple ligada a uma máquina de escrever eletrônica chamada Brother SX-4000. Um Arduino se encarrega de converter a imagem captada pela câmera para um conjunto de símbolos que a máquina de escrever pode compreender. Mais especificamente, o hardware quantifica os vetores da foto captando uma amostragem em preto e branco da imagem com uma precisão menor que 8 bits e atribuindo um símbolo para cada valor. O resultado é uma máquina que digita em “tempo real” cada um dos pixels da imagem.


Ignorando a parte da máquina de escrever, esse método de renderização é uma das formas mais antigas de arte digital e se tornou particularmente popular nos anos 1970 nos EUA. Morozov também não é nenhum newbie da comunidade maker. O artista baseado em Moscou já completou vários projetos similares, incluindo uma câmera 8 bit em formato de arma.


0 comentários: