Empresa japonesa ressuscita jogos clássicos do PC-98

Quem mora no Ocidente e é fã de games japoneses sofre com um grande obstáculo na hora de montar uma biblioteca: a esmagadora maioria dos jogos de PC nipônicos criados entre os anos 1980 e 1990 foram feitos para computadores da NEC, como é o caso do PC-98.


Os cinco primeiros games da série Touhou, o Corpse Party original, a visual novel seminal YU-NO, e uma hoste incontável de jogos doujin são alguns exemplos. Alguns desses games ganharam remakes e outros estão disponíveis no mercado cinza de emuladores, mas a maioria caiu na obscuridade.


Image 99840-games.jpg


Toda essa história teria sido esquecida não fosse pelo esforço dos membros do Project EGG, um serviço de games retrô gerenciado pela D4 Enterprises. Similar ao GOG, o Project EGG se especializa na venda de games clássicos sem DRM, incluindo títulos originalmente criados para o PC-98. O site está recebendo um reforço na forma de jogos convertidos pela Sunsoft.


Embora esse não seja exatamente um nome famoso, trata-se estúdio com mais de 3 décadas de experiência  em desenvolvimento, especialmente em títulos para o NES. Hoje em dia, eles se envolvem principalmente com o Virtual Console da Nintendo e são responsáveis pelos ports de jogos antigos da Sega como After Burner e Fantasy Zone.


Os primeiros games da série serão o jogo de estratégia Final Breaker e Mugen Senshi Valis, que segue a tradição nipônica de colegiais mágicas. É possível baixar os jogos por apenas 500 yen (cerca de 12 reais).


0 comentários: