Data Bank abre caminho para HDs de alta capacidade no PS4

Uma das vantagens do PlaySation 4 é a facilidade com que o HDD interno pode ser trocado: basta retirar um parafuso. Mas em uma época na qual jogos ocupam até 50 GB no disco, mesmo essa simplicidade não é o suficiente quando a interface de memória do console é SATA de 2,5″. A fabricante de acessórios Nyko se propôs, durante a CES, a amenizar esse problema com uma dock para HDs de 3,5″.


databank


O Data Bank é um invólucro para HDs de formato grande que se encaixa diretamente no SATA do PS4. Esse fato é importante porque, embora o console da Sony aceite discos externos pelas portas USB, jogos só podem ser instalados no storage interno. Além disso, mesmo que um update abrisse a possibilidade de instalar games pela USB, o fato é que o SATA é uma interface muito mais veloz, característica indispensável para manter um bom nível de desempenho na hora de rodar os jogos.


Uma vez instalado, o acessório tem espaço para apenas um HD. Isso pode soar como um upgrade inútil, mas discos de 3,5″ não são apenas mais baratos, eles também oferecem mais opções de capacidade de armazenamento, com alguns modelos esotéricos atingindo até 8TB. Naturalmente, nada garante que o sistema de arquivos proprietário do console vai conseguir lidar com HDs enormes, mas usuários do PS4 já conseguiram instalar drives de até 6TB sem problemas.


Como se pode notar na foto acima, o design do acessório se integra bem ao resto do console. A Nyko ainda não divulgou datas de lançamento ou preços para o Data Bank.

0 comentários: