Asus Zenfone Zoom é um prodígio de engenharia óptica

Objetivas zoom em smartphones são uma raridade – por boas razões. A necessidade de instalar um grupo de lentes móveis além do que já está presente para realizar a focagem torna esse tipo de objetiva espaçoso demais para o corpo esbelto de um típico smartphone moderno.


Não por acaso, as exceções que apareceram no mercado até agora são exemplos de design incomum, como é o caso do Samsung Galaxy K Zoom e do Nokia N93. A história do zoom no celular havia corrido dessa maneira pelo menos até ontem, quando a Asus fez sua apresentação na CES.


zoom zen


Um dos anúncios da conferência foi justamente o Zenfone Zoom, um smartphone com zoom óptico que realmente parece um celular comum. Mais especificamente, ele apresenta uma protuberância relativamente sutil na traseira que lembra o design do Lumia 1020. Segundo a Asus, o telefone é capaz de variar sua distância focal em até 3x, algo que, combinado com o zoom digital, pode aproximar o usuário de seu alvo em até 12x. Isso é possível graças ao cuidadoso posicionamento de uma objetiva com 10 elementos.


Naturalmente, a abertura da lente também varia de acordo com a distância focal. Ela começa em f/2.7 na faixa mais grande angular e vai diminuindo até f/4.8 na outra extremidade do zoom. Note-se que f/2.7 caracteriza uma objetiva consideravelmente escura para os padrões atuais de câmeras de smartphone, mas esse tipo de desvantagem é normal para uma lente zoom.


Mas há mais o que elogiar no módulo de câmera. Ele também possui um sistema de estabilização óptica, um flash com duas temperaturas e, pelo menos no papel, seu obturador não atrasa um instante sequer. O sensor em si oferece 13 MP de resolução e o software de controle dispõe de todos os truques usuais, como HDR e um modo de captura em baixa luminosidade. A câmera traseira também não pode ser ignorada com seus 5 MP de resolução e uma lente grande angular de abertura f/2.


Como outros aparelhos da Asus, o Zenfone Zoom é baseado em um processador Atom (Z3580). O restante das especificações segue de perto o poderoso Zenfone 2, com uma tela FullHD de 5,5″, uma bateria de 3000 mAh, um máximo de 4 GB de RAM e até 128 GB de NAND. O aparelho deve chegar ao mercado no meio de 2015 por 399 dólares.

0 comentários: