Ricoh Theta M15 grava vídeos com 360° de ângulo de visão

Ano passado, a Ricoh surpreendeu ao lançar uma câmera capaz de capturar fotos esféricas com 360° de ângulo de visão. Uma nova versão dessa máquina, batizada de Theta M15, chegará ao mercado internacional em Novembro, agora com a possibilidade de gravar vídeos.


9b5ftheta m15 1024x546 Ricoh Theta M15 grava vídeos com 360° de ângulo de visão


Basicamente, a Theta é uma câmera que usa duas objetivas grande angulares opostas para capturar duas imagens simultaneamente. O ângulo de visão de cada lente é de 200°, o que significa que juntas elas capturam um panorama completo com uma sobreposição de cerca de 10° na periferia. Essas fotos planas são combinadas pelo software da câmera em uma imagem esférica que pode ser vista em um aplicativo com versões para iOS e Android. A Ricoh também tem uma galeria online com amostras de fotos.


5948theta equirectangular 1024x512 Ricoh Theta M15 grava vídeos com 360° de ângulo de visão


Como você já deve ter percebido, qualidade de imagem não é o atrativo dessa máquina. Como toda a experiência é mediada pelo software da própria Ricoh, a empresa não divulga especificações tradicionais de câmera, como resolução. Contudo, no EXIF da imagem acima pode-se ler que a foto final possui 6,4 MP (3584 x 1792 pixels). A julgar pelo nível de ruído e baixa gama dinâmica, é bem possível que a Ricoh esteja usando um sensor pequeno de 1/3″.


De qualquer maneira, a nova versão da máquina deve ter ganho um processador bem mais sofisticado que o do modelo anterior. Ela agora é capaz de gravar vídeo com seus dois sensores simultaneamente e, como nas fotos, o usuário pode alterar a perspectiva do vídeo final para explorar a cena em movimento. Cada clipe pode conter no máximo 3 minutos.



O preço de lançamento da Theta M15 será 270 libras (1 087 reais).

0 comentários: