Mozilla atinge meta de financiamento para concorrente do Chromecast

Apenas um dia depois da Mozilla publicar um projeto de financiamento coletivo para lançar um concorrente para o Chromecast, a companhia atingiu sua meta e arrecadou mais de 100 mil dólares no Kickstarter. Até a publicação desta reportagem, o projeto havia arrecadado mais de 150 mil dólares vindos de 6.231 investidores. Chamado de MatchStick, o dispositivo permite espelhar a tela de smartphones e tablets em televisões, bem como reproduzir vídeos disponíveis na internet. 


f6d0Matchstick1 Mozilla atinge meta de financiamento para concorrente do Chromecast


A unidade do produto custa menos do que a solução do Google: 12 dólares, aproximadamente 30 reais. Ao chegar ao mercado, entretanto, o preço deve subir para 25 dólares (60 reais). Ainda assim, o preço é menor do que os 35 dólares (85 reais) cobrados pelo Chromecast nos Estados Unidos.


O produto tem o mesmo princípio de funcionamento do concorrente: se conecta a TVs por HDMI, precisa de uma fonte de energia USB e dá ao televisor a conectividade Wi-Fi. Há compatibilidade com aparelhos Windows, Android e iOS. O dispositivo, entretanto, deve chegar ao mercado apenas em fevereiro deste ano.


Um ponto interessante é que o dispositivo roda o sistema Firefox OS, presente em alguns celulares de baixo custo. Tanto hardware como software são open-source. Sendo assim, muitos aplicativos já existentes na plataforma poderão ser executados pelo MatchStick. Com isso, a Mozilla promete oferecer uma série de conteúdos por um custo relativamente baixo. No lançamento, haverá apps de empresas como Netflix, Spotify, HBO Go, Pandora, Hulu, ESPN e YouTube.


c80dhard Mozilla atinge meta de financiamento para concorrente do ChromecastO MatchStick tem processador dual core Rockship 3066, capacidade de armazenamento de 4 GB e 1 GB de memória RAM DDR3.


3998config Mozilla atinge meta de financiamento para concorrente do Chromecast


Recentemente, a Microsoft também anunciou um concorrente para o Chromecast, o chamado Wireless Display Adapter, que funciona por Miracast (deixando de fora os dispositivos com sistema iOS). Disponível a partir de outubro nos EUA e no Canadá, o produto, entretanto, será o mais caro dos três e será vendido por 60 dólares (145 reais).


Apesar de ter baixo custo nos Estados Unidos, o Chromecast chegou ao Brasil neste ano por 200 reais. Os demais dispositivos não têm previsão de lançamento no país.

0 comentários: