Computador para crianças Kano está em fase de pré-venda

Depois de um Kickstarter bem sucedido, o computador educativo Kano agora pode ser comprado por qualquer pessoa.


O hardware em si não é nenhuma novidade: trata-se simplesmente do Raspberry Pi Model B. O diferencial está no contexto em que ele é apresentado. Além do Pi, o kit do Kano inclui um teclado bluetooth, uma cobertura para o computador, um cabo HDMI e, crucialmente, um cartão SD com um sistema operacional educativo. Todo o processo de montagem é guiado tanto por um manual simples quanto pela própria cor dos componentes.


38b1kano Computador para crianças Kano está em fase de pré venda


Embora a parte física também seja bem interessante, é graças ao software que o Kano se diferencia. O Kano OS é um sistema completamente open source cuja interface foi projetada para familiarizar crianças com conceitos de programação através da modificação de jogos. Clássicos como Pong e Snake podem ser facilmente alterados pelo usuário com um sistema de blocos que lembra o NXT da Lego. Por trás dessa superfície, contudo, a criança está na verdade alterando parâmetros de um código escrito em Python. Quem quiser experimentar o sistema pode brincar com o jogo Pong neste link. Conforme a criança vence os desafios de modificação propostos pelo Kano, outros exemplos mais complexos vão sendo liberados. O sistema inclui até mesmo uma versão do Minecraft.


O Kano está sendo vendido por 150 dólares (ou cerca de 421 reais, incluindo a taxa de entrega). Espera-se que as primeira unidades comecem a ser entregues em Outubro.

0 comentários: