DxOMark elege iPhone 6 como detentor da melhor câmera de smartphone do momento

A DxOMark é uma empresa francesa especializada em processamento de imagem. Na internet, contudo, eles são mais conhecidos pela divulgação do resultado de extensivos testes de qualidade de imagem, comparando sensores e lentes de várias marcas de acordo com padrões da indústria. Assim como vários outros smartphones desde 2011, o par iPhone 6 e iPhone 6 Plus acaba ser testado pela empresa e os resultados são muito positivos.


2b5diphone 6 camera DxOMark elege iPhone 6 como detentor da melhor câmera de smartphone do momento


Resumindo, os dois aparelhos empataram com a nota geral 82, três pontos acima do segundo colocado, o Galaxy S5. Segundo o site, os celulares se saíram consistentemente bem em um amplo leque de situações tanto durante os testes de laboratório quanto em cenas de mundo real. Nas fotos em baixa luminosidade, ambos exibiram um nível controlado de ruído de luma, mantendo as aberrações cromáticas a um mínimo.


Outro ponto muito elogiado foi o novo sistema de autofoco por detecção de fase, que a Apple chama de “Focus Pixels”. Mesmo quando comparados ao Galaxy S5 (outro telefone que emprega essa mesma técnica), os dois iPhones se mostraram mais rápidos e confiáveis durante o processo de focagem. De mesma forma, o par superou os concorrentes na qualidade da gravação de vídeos em FullHD, mas vale notar que nenhum dos dois é capaz de gravar em 4K, como é o caso dos aparelhos Android mais avançados.


Preservando uma tradição do iPhone, os ajustes automáticos de imagem também se mostraram superiores à média em uma variedade de situações. Aspectos como nitidez, balanço de branco e saturação de cor continuam a ser bem calibrados pelo software do aparelho.


Aparentemente, a insistência da Apple em limitar a resolução do sensor a 8 MP foi uma decisão acertada quando o assunto é o desempenho geral da câmera. A resolução mais baixa preservou o tamanho dos pixels sem precisar aumentar o tamanho do sensor, mantendo o sistema de autofoco simples e nível de ruído baixo. 


Ainda assim, o DxOMark notou que os dois novos iPhones ficam atrás da concorrência quando o assunto é o detalhamento das texturas capturadas pelas fotos. Naturalmente, sensores com mais resolução são superiores nesse caso.


Apesar dessa avaliação positiva do DxOMark, ainda há quem tenha se decepcionado com o design da câmera. Esse foi o caso do youtuber PeripateticPandas, que postou um vídeo ensinando como consertar a protuberância da lente usando um moedor:


0 comentários: