Seagate lança primeiro disco rígido de 8 TB

A fabricante californiana Seagate anunciou nesta terça-feira (26), seu primeiro disco de rígido com capacidade de 8 terabytes em um único drive físico. A incrível capacidade de armazenamento deve mudar a relação de custo por GB nos datacenters. Ou seja, aumenta significativamente a densidade de armazenamento por espaço físico nos racks dos servidores.


af9bHDDSeagate Seagate lança primeiro disco rígido de 8 TB


O disco tem o formato padrão de 3,5 polegadas, mas a tecnologia utilizada para atingir este feito ainda é um mistério. Duas são as hipóteses viáveis: o uso de Hélio, como no concorrente Western Digital UltraStar He6, ou o uso da tecnologia SMR (Shingled Magnetic Recording), que, grosso modo, aproveita o espaço empilhando as trilhas de gravação. Uma evolução da gravação perpendicular, introduzida pela empresa em 2006.


Veja o vídeo explicativo:



O detalhe é que a Seagate também melhorou o uso dos componentes, reduzindo também o consumo de energia. Ainda que faltem números que provem a afirmação, o disco rígido é destinado a uso corporativo. Ele estará disponível no início do último quartil deste ano.

0 comentários: