Prévia: Alien Isolation traz o terror de volta na nova geração

A franquia Alien nasceu baseada no terror – não na ação, como os jogos mais recentes inspirados na série tem nos dado a entender pelos últimos anos. A saga de Ripley contra a criatura espacial a bordo da Nostromo é claustrofóbica e tenebrosa. E muitos tiros de metralhadora depois, um game quer reviver essa sensação.


Alien Isolation está sendo desenvolvido pelo estúdio Creative Assembly da Sega, responsável pela série de estratégia Total War. Mas aqui não tem Napoleão, César ou tropas de soldados para te proteger – é apenas você é um extra-terrestre que pode te matar num piscar de olhos.


Image 32896-alien.jpg


A heroína do game é Amanda, filha de Ellen Ripley, e é ela que pudemos controlar na demonstração oferecida em um evento realizado em São Paulo nesta semana. A demonstração é curta, com um objetivo direto: sair de um ponto da nave, ligar um gerador, e pegar um elevador para alcançar outro andar. Uma tarefa simples, caso o Alien não estivesse andando por aí, procurando por você.


A criatura tem sentidos aguçados e, se te detectar, pode se preparar para ser rapidamente capturado e morto, sem dó.  A derrota é uma constante em Alien Isolation, e não há como “forçar” o sucesso – quanto mais desesperadamente rápido você correr em direção ao objetivo, maior a probabilidade de o Xenomorfo te perfurar pelas costas ou “pescar” por um dos dutos de ventilação do teto.


A solução é usar a cabeça: a chave em Isolation é andar abaixado, devagar, se escondendo no que tiver na frente e prestando atenção em qualquer movimento suspeito. O seu maior companheiro é um radar de mão, que mostra a posição aproximada do Alien e para que direção fica o seu objetivo. Atacá-lo? Nem pensar. Você tem um lança-chamas, mas ele dispara uma única vez e só serve para espantar o monstro por um curto período.


Você ainda pode coletar materiais no cenário, como sabão e pilhas, para forjar itens especiais. Um deles é um gerador de barulho que pode ser arremessado para atrair a atenção do monstro.

A missão da demonstração era curta em termos de tamanho, mas a alta inteligência do Alien e o clima opressor da estação espacial – escuro e labiríntico – fazem dela difícil e mais longa do que o esperado.  E os sustos são garantidos.


Alien Isolation tem lançamento previsto para 7 de outubro, com versões pra PC, PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One e Xbox 360.


0 comentários: