Blue lança fone com amplificador embutido

Conhecida por seus microfones, a Blue ainda não tem uma grande reputação como fabricante de fones de ouvido. Isso pode mudar com o Mo-Fi, um fone que integra seu próprio amplificador.


Quem compra um desses fones grandes que estão na moda para usar com um smartphone provavelmente não está usando todo o seu potencial do áudio. Isso ocorre porque fones são aparelhos que usam dois campos magnéticos para movimentar um driver que empurra o ar para gerar som. Um desses campos é estático, mas o outro é gerado pela corrente elétrica que passa por uma bobina alimentada por um amplificador de sinal de áudio.


a35dblue mofi Blue lança fone com amplificador embutido


Em geral, fones avançados usam bobinas com fios mais finos para aumentar o campo magnético com mais voltas de fio e facilitar a movimentação do driver. No entanto, isso aumenta a impedância do sistema, o que exige um amplificador com mais potência para gere um mesmo nível de volume de áudio. Smartphones, tablets e até notebooks são sistemas projetados em torno de uma fonte de energia escassa (a bateria) e um dos componentes que é sacrificado para manter o consumo de energia baixo é justamente o amplificador. Resumindo, fones grandes geralmente não se tão bem quanto poderiam quando conectados a aparelhos móveis.


A ideia da Blue é acabar com esse tipo de preocupação embutido um amplificador separado diretamente  no fone. Isso não apenas resolve o problema do volume, como também diminui o stress sobre o amplificador original (do smartphone, por exemplo), o que abre uma oportunidade para reduzir problemas como a distorção harmônica.


Naturalmente, o Mo-Fi precisa de uma fonte de energia própria para funcionar perfeitamente. No caso, a Blue incluiu uma bateria que promete suportar em torno de 12 horas de música contínua. Quando a bateria acaba, o Mo-Fi continua funcionando, mas sem o amplificador ele vai soar exatamente como um fone comum.


Além do amplificador, o fone se destaca pelor drivers grandes de 50 mm e pelas várias opções de ajuste para a cabeça, incluindo uma roda para regular a pressão da haste que liga as conchas. Há ainda um modo de equalização que dá um pouco mais de ênfase nos graves, à maneira dos fones da Beats (mas sem o mesmo exagero). Só não sobrou espaço para um sistema ativo de cancelamento de ruído. O fone já está à venda por US$350.

0 comentários: