Apple atualiza iMacs com processador Haswell e armazenamento mais veloz

Não aconteceu em nenhum evento especial, como esperávamos, mas a Apple anunciou nesta terça uma reforma no hardware dos iMacs. Os tudo-em-um da empresa ganharam o aguardado update no processador Intel, saindo da série Ivy Bridge e chegando ao mundo dos Haswell. A mudança deve representar uma boa melhora na performance, ainda mais porque, junto dela, há ainda uma troca nos chips gráficos.

O iMac base, de 21,5’’, terá uma Intel Iris Pro integrada ao Core i5 quad-core de 2,7 GHz – apesar de não ter o desempenho de uma placa dedicada, a HD 5200 já é uma grande evolução se comparada à antiga HD 4000. Modelos acima do mais básico, por sua vez, passam a ser equipados com uma GPU GeForce da série 700 – partindo da GT750M e chegando à GTX780M, tida como a móvel mais poderosa atualmente.

b73bimac27 e1380049875357 Apple atualiza iMacs com processador Haswell e armazenamento mais veloz Novos iMacs mantêm visual dos modelos de 2012, recebendo melhorias apenas por dentro

Além das mudanças em CPU e GPU, os novos iMacs ganharão melhorias nas opções Fusion Drive de HD. Os computadores passam a suportar unidades de armazenamento flash baseadas na interface PCI-e, o que deve representar um considerável ganho na velocidade de leitura e escrita – 50%, segundo a Apple, embora essa melhora possa ser ainda maior. Quem optar por discos SSD (sem a opção Fusion Drive) também deve ter o mesmo ganho, já que os HDs “exclusivamente” flash serão baseados na mesma interface.

Os iMacs ainda contarão com suporte a Wi-Fi 802.11ac, padrão mais rápido de conexão se fio. Os all-in-ones terão, por padrão, com 8 GB de memória RAM, expansíveis para até 32 GB. De capacidade de armazenamento, 1 TB no mínimo (ou máximo, no caso dos SSDs), podendo a chegar a 3 TB na opção Fusion Drive.

Os novos tudo-em-um manterão o mesmo design apresentado em 2012 e já estão à venda no Brasil, com preços levemente mais salgados. Os modelos mais básicos vão de 6.800 a 10.600 reais, mas os upgrades podem levar os custos a quase 20.000 reais.

0 comentários: