LCD transparente reduz consumo de energia em 90%

Durante o evento Display 2013 a empresa japonesa JNM Display apresentou uma tela LCD que aproveita a iluminação do ambiente, ao invés de usar iluminação de fundo (backlight). Segundo o fabricante, esta técnica permite economia de até 90% de energia, comparando com um monitor de mesmo tamanho.

O mais interessante é a possibilidade de enxergar através do display. Isto é fantástico para telas de propagandas em ambientes movimentados. Imagine uma máquina de vendas de latas de energético exibindo vídeos de aventura. E ao acioná-la, a tela fica transparente e você vê a lata se movimentando até a porta de abertura. Ou então algo mais educativo, como um trecho do livro que está à venda ou até uma explicação em vídeo de uma peça rara de museu.

ea07JNMDisplay LCD transparente reduz consumo de energia em 90% Display transparente, da JNM Display – Foto: Divulgação

A tela tem resolução de 1920 por 1080 pixels. A conexão de hardware padrão é LVDS – a mesma usada em notebooks, com dois canais de 10 bits de cor. Suporta tecnologias sensíveis ao toque capacitivas e resistivas. O ângulo de visão é bom: são 89 graus para cada lado na horizontal. O evento Display 2013 faz parte de um evento maior que acontece todos os anos em Tóquio, o Finetech. Trata-se da maior exposição de tecnologias de telas do mundo (Flat Panel Display). O evento é voltado para fabricantes, logo significa que a tela transparente está pronta para comercialização. Aguardemos algum produto.

Via Akihabara News.

0 comentários: