Apple TV pode ganhar novo modelo de processador A5X

A Apple mantém uma política de marketing bem idiossincrática. Embora seu repertório de produtos não seja extenso, nem sempre a empresa considera que uma renovação merece qualquer estardalhaço. Foi o caso do Mac Pro no ano passado e é o caso do Apple TV agora.

7b5aapple tv novo Apple TV pode ganhar novo modelo de processador A5X

Entre as novidades, as mais interessante está no interior de uma versão da central de mídia que ainda não foi anunciada oficialmente, a A1469. Além de ser ligeiramente menor que os modelos anteriores, esse novo Apple TV contém o SoC A5X, utilizado pelo primeiro iPad Retina. Essa novidade por si só já seria um belo upgrade, pois o processador gráfico (PowerVR SGX543MP4) desse chip é muito superior  ao do A5. Mas a história é ainda mais intrigante.

Brian Klug, do Anandtech, percebeu que o novo Apple TV dispensou o transmissor de rádio BCM4330 (um chip que contém Wi-Fi e Bluetooth) para receber o BCM4334 que gerencia as redes sem fio do iPhone 5. A partir disso e do fato de que o BCM4330 pertencia ao design do PCB (a placa que une os componentes da máquina) da Apple TV anterior, o jornalista inferiu que é bem provável que o PCB também seja completamente novo.

Ao investigar o  firmware do aparelho, Klug descobriu que a string que deveria se referir ao A5 (S5L8942) tinha sido substituída por outra que provavelmente se referia ao A5XR2 (S5L8947). Isso é significativo porque o bin do A5X padrão é diferente (S5L8945), o que pode indicar que o SoC estaria utilizando um processo de fabricação mais avançado, da mesma forma que o A5 encolheu de 45 nm para 32 nm no passado. Esse tipo de “die shrink” geralmente resulta em processadores mais eficientes, o que beneficiaria toda a linha de produtos que usam o SoC.

0 comentários: