Dez funções do Windows 8 para facilitar sua vida

Neste tutorial, demonstraremos dez funções do Windows 8 que muitas pessoas podem desconhecer. E que podem facilitar muito sua vida.

Afinal, apesar de já se passar mais de um mês desde o lançamento do Windows 8, muita gente ainda não se habituou ao novo sistema operacional ou até mesmo ainda buscam motivos para instalá-lo.

445fwin8 um Dez funções do Windows 8 para facilitar sua vida

Quando clicamos com o botão do mouse esquerdo no canto inferior esquerdo da tela, vamos para a tela inicial do Windows 8, porém, ao clicarmos com o botão direito, um menu especial aparece.

Nele, estão diversos componentes importantes do sistema como o prompt de comando: o executar, gerenciamento de disco e outros elementos para usuários avançados. Bem mais prático do que ter de fuçar no painel de controle. Este menu também aparece caso aperte “Windows Key + X”.

2 – Sincronizar as suas opções

f14cwindows 2 Dez funções do Windows 8 para facilitar sua vida

O Windows 8 ainda mantém o sistema de contas tradicionais do Windows 7, porém, caso queira, você pode sincronizar a sua conta Microsoft com o sistema operacional. Uma das vantagens disso é salvar sua customização.

Com isto, em cada computador que você acessar com a sua conta da Microsoft e Windows 8, seus dados, histórico de internet, papel de parede, configuração de idiomas e muito mais estarão lá. Para acessar, vá em configurações e após isso sincronizar configurações (como na imagem acima).

3 – Windows Defender

5bccwindows 3 605x426 Dez funções do Windows 8 para facilitar sua vida

Muitos não sabem, mas o Windows 8 agora vem com o windows defender já instalado. Anteriormente apenas um programa contra Spywares, esta nova versão vem com um anti-´virus também no pacote.

Antes que fale “Ah mas tal anti vírus é melhor”, dê uma chance a esta versão, pois ela está bem superior as anteriores e cuidará de seu PC muito bem.

4 – Maneira mais fácil de desligar o PC

cd25windows 4 Dez funções do Windows 8 para facilitar sua vida

Uma das coisas que mais me “incomodou” durante a adaptação para o Windows 8 provavelmente foi a “demora” de achar o botão de desligar do sistema operacional. Tipicamente a pessoa segue os seguintes passos: Mouse no canto superior direito da tela, desce para abrir a barra de Charms, configurações, desligar.

Só que existe uma maneira bem mais simples, basta clicar com o mouse no desktop (para não ter nada selecionado) e simplesmente apertar alt+f4. O método simples que esta aí desde os primórdios ainda funciona muito bem no Windows 8.

5 – novos atalhos

90a4windows 10 Dez funções do Windows 8 para facilitar sua vida

Assim como falamos acima sobre desligar o PC, uma nova interface do Windows consequentemente significa novos atalhos. Se você é uma daquelas pessoas que realiza mil tarefas ao mesmo tempo, estes atalhos podem te ajudar e muito.

Dentre eles, destaco:

“Windows + Q” -> para pesquisar diretamente em seus aplicativos;

“Windows + I” -> para abrir diretamente o painel de configurações;

“Windows + F” -> pesquisar diretamente os seus arquivos;

“Windows + Z” -> ver as ações disponíveis dentro de um Windows 8 app;

“Windows + R” -> para abrir a janela “executar”.

Estes e muitos outros podem ser encontrados na página do Windows 8 no site oficial da Microsoft.

6 – Tire fotos de sua tela com maior facilidade

7513windows 7 Dez funções do Windows 8 para facilitar sua vida

Muitos de nós estamos acostumados com o tradicional Print Screen. Após usá-lo, automaticamente colamos em nosso editor de fotos preferido e salvamos. O Windows 8, porém, faz este processo se tornar muito mais simples.

Basta pressionar “Windows + print screen” que uma foto é automaticamente tirada e salva em uma pasta dentro de “minhas imagens”. Não se preocupe, pois os atalhos anteriores ainda funcionam, como demonstra a imagem acima.

7 – Reinstale o Windows 8 sem formatar.

1064windows 5 Dez funções do Windows 8 para facilitar sua vida

Quando se dá problema em um PC, a solução encontrada sempre é “vamos formatar o computador”. O Windows 8 oferece uma ferramenta que pode salvar o seu computador e evitar um pouco da dor de cabeça da formatação.

Encontrada dentro da parte de configurações gerais do Windows 8, o “Remover tudo e reinstalar o Windows” remove todos os seus aplicativos e restaura o Windows 8 a seu estado de fábrica, assim possivelmente consertando qualquer eventual problema

8 -Suporte nativo a arquivos ISO

914awindows 6 Dez funções do Windows 8 para facilitar sua vida

Ao contrário de seu antecessor, o Windows 8 possui suporte nativo a arquivos ISSO, basta clicar duas vezes no arquivo que ele será aberto, o botão direito do mouse faz ele ser montado em um disco virtual, sem a necessidade de programas de terceiros.

9 – histórico de arquivos

fbe1windows 8 Dez funções do Windows 8 para facilitar sua vida

Sem querer apagou uma foto que gostava? Não tem problema, o Windows 8 possui uma ferramenta que armazena automaticamente versões anteriores de documentos importantes dentro do sistema.

Para ativá-lo, escreve na barra de pesquisa “Histórico de arquivos”  para acessar a ferramenta. Vale lembrar que será necessário um HD externo, pendrive ou local de rede externo para realizar o backup dos arquivos.

Alternativamente, pode se utilizar a primeira dica deste tutorial e acessar diretamente o painel de controle para encontrar o histórico de arquivos.

10 – Utilize apps e o seu próprio desktop em uma única tela.

6b76windows 9 Dez funções do Windows 8 para facilitar sua vida

Alguns dos apps disponíveis no Windows 8 possuem um segundo modo de visualização que pode ser acoplado ao lado direito ou esquerdo da tela. Para fazer isto, basta colocar o mouse na parte superior da tela até ele se transformar em uma mão, clicar e arrastar para o lado que deseja. Assim o app ficará que nem o exemplo demonstrado acima, com o aplicativo do Xbox Music na lateral enquanto todo o seu desktop ainda estará disponível para uso.

0 comentários: