Designer cria discos vinis a partir de uma impressora 3D

A designer Amanda Ghassaei conseguiu criar discos vinis a partir de uma impressora 3D. E não apenas com o formato, mas sim com a possibilidade de realmente tocar em qualquer vitrola ou tocador de vinil convencional.

980cvinil 3d 01 640x426 Designer cria discos vinis a partir de uma impressora 3D

O som reproduzido pelos vinis, no entanto, não são os melhores possíveis. Mas para o que eles são, certamente é algo admirável. Eles contam com uma qualidade que é equivalente a um quarto de um arquivo mp3 convencional, por exemplo. E resolução de 5 a 6 bits, contra os 16 bits de uma mp3. Mesmo assim, as músicas são facilmente reconhecíveis, como é possível conferir no vídeo logo abaixo.

“Este projeto foi a minha primeira experiência para estender esta ideia além de eletrônicos. Eu imprimi esses registros em uma impressora de resina chamada Objet Connex500”, disse Ghassaei. “Apesar da enorme precisão, a Objet ainda está a um ou dois passos da resolução de um disco de vinil real. Minha esperança com esse projeto foi que, apesar da falta de qualidade de precisão de um vinil, eu ainda seria capaz de produzir algo reconhecível por aproximar a forma mais exata possível com as ferramentas que eu tinha.”

A vantagem disso tudo é que qualquer um que tenha uma impressora 3D pode criar esses vinis a partir de um tutorial passo a passo que a designer publicou na internet. Para acessar o site, é só clicar aqui.

0 comentários: