Para promover a adoção de seu novo sistema operacional, a Microsoft está oferecendo o Windows 8 Pro por um preço promocional e tempo limitado, o que tem se mostrado uma ótima oportunidade para adquirir o novo sistema a um bom preço. Por ser tratar de uma versão Upgrade, há alguns pontos que precisam ser levados em consideração antes de adquiri-la.
A versão de upgrade do Windows 8, conforme o próprio nome sugere, é destinada a quem já possui uma versão anterior do Windows instalada em seu computador e deseja atualizar para a versão mais recente. Isso significa que você não poderá instalá-la em seu computador se não houver uma versão anterior do Windows instalada e devidamente ativada no seu computador.
Caso você adquira um computador novo sem o Windows pré-instalado, será necessário instalar nele o Windows 7, Vista ou XP antes, a fim de poder instalar uma versão de upgrade do Windows 8.
Se, após instalado o Windows 8, for necessário formatar o HD e efetuar uma nova instalação do Windows, será necessário novamente instalar uma versão anterior do sistema, ativá-la e então atualizar para o Windows 8. No entanto, se realmente surgir essa necessidade, você pode utilizar o recurso PC Reset, que exclui todos os dados do computador e efetua uma nova instalação do Windows de maneira automatizada.
Boa parte dos usuários, antes de instalar uma nova versão do Windows, prefere remover completamente a anterior. Essa prática é conhecida por “instalação limpa”. A versão upgrade do Windows 8 também possibilita isso.
Na versão upgrade não é possível configurar ou formatar as partições do HD antes da instalação. Ao invés disso, tudo o que você precisa fazer é executar a instalação do Windows 8 diretamente a partir da versão anterior do Windows. Ao início do processo, você será perguntado se deseja manter os seus arquivos e programas no computador. Basta marcar a opção Não manter nada e prosseguir com a instalação. Todos os dados existentes na partição onde o Windows está instalado serão removidos e uma instalação completamente nova será realizada.
Uma pasta nomeada Windows.old será criada na partição principal com uma cópia de todos os dados da versão anteriormente instalada no computador. Você pode utilizar esta pasta para recuperar algo que tenha esquecido de salvar antes de realizar a instalação limpa ou até mesmo para desfazer a atualização e retornar para a versão anterior do Windows. Você também poderá excluir essa pasta quando desejar, a fim de liberar espaço em disco.
Nada impede que você migre de um Windows em inglês para um Windows 8 em português – ou vice-versa. No entanto, se você não desejar efetuar uma “instalação limpa” e sim optar por manter os seus dados, você poderá manter apenas os seus arquivos pessoais. Configurações do Windows e programas instalados não serão mantidos.
Se você possui um Windows de 32 bits (x86) você só poderá atualizar para um Windows 8 também de 32 bits. E se você possui um Windows de 64 bits (x64) você só poderá atualizar para um Windows 8 de 64 bits. Não é possível fazer o upgrade entre arquiteturas diferentes.
Por exemplo, se você possuir o Windows 7 x86 instalado em seu computador e tentar atualizar para o Windows 8 x64 você receberá uma mensagem de erro e não poderá prosseguir.
O upgrade do Windows 7 para o Windows 8 é o mais completo de todos, caso o usuário esteja interessado em manter os seus dados no Windows 8.
Apenas efetuando o upgrade a partir do Windows 7 – desde que no mesmo idioma do Windows 8 – é que o usuário poderá manter os seus arquivos pessoais, configurações e programas instalados, se assim desejar, ao migrar para o Windows 8. Também há opções para manter apenas os arquivos pessoais ou não manter nada (instalação limpa).
Os usuários que migrarem do Windows Vista, poderão apenas manter seus arquivos pessoais e configurações do Windows, mas não os programas instalados.
No entanto esta opção só estará disponível se o Windows Vista estiver ao menos com o Service Pack 1 instalado e no mesmo idioma do Windows 8. Outras opções possibilitam manter apenas os arquivos pessoais ou não manter nada (instalação limpa).
Para migrar do Windows XP para o Windows 8 é necessário ter o Service Pack 3 instalado. No caso do Windows XP, as únicas opções disponíveis são a de manter os arquivos pessoais ou não manter nada.
Usuários que estejam testando o Windows 8 Release Preview poderão efetuar o upgrade para a versão final do Windows 8, mas com ressalvas.
Primeiramente, o upgrade só será possível se o Windows 8 Release Preview tiver sido instalado “por cima” de uma versão anterior devidamente ativada do Windows, também em modo upgrade.
Por fim, usuários do Windows 8 Release Preview terão as mesmas opções de quem efetua o upgrade a partir do Windows XP: Manter arquivos pessoais ou não manter nada.
A Microsoft disponibilizou uma versão de avaliação do Windows 8 Enterprise que pode ser utilizada gratuitamente por 90 dias e possui todos os recursos da versão final (RTM) do Windows 8, que não estavam presentes no Release Preview. A má notícia é que não será possível migrar os seus dados para a versão final do Windows 8, atualmente à venda. A única opção fornecida é a de não manter nenhum arquivo, ou seja, efetuar uma instalação limpa.
Felizmente, assim como em todos os outros cenários, a pasta Windows.old será criada na raiz da unidade C: com uma cópia da instalação anterior. Dessa forma você poderá acessá-la para recuperar os arquivos que necessitar.
O lançamento oficial do Windows 8 será no dia 26 de outubro, mas já é possível encomendar a sua cópia desde já.
0 comentários:
Postar um comentário