Aplicativos do Windows 8: escolha onde instalá-los

Os aplicativos disponíveis na Loja do Windows 8 não possibilitam que o usuário escolha onde instalá-los. Ao invés disso, o sistema os instala em uma pasta padrão da unidade C: e não há opção para mudá-la. Felizmente, uma alteração no registro do Windows torna possível essa troca.

A ideia da Microsoft na instalação de aplicativos é tornar o processo o mais fácil possível. A solução encontrada foi instalar os aplicativos da Loja de forma automática em um local padrão. Dessa maneira, a instalação ocorreria rapidamente e em um único clique, sem perguntar nada ao usuário. Porém, isso pode se tornar um problema para quem possui pouco espaço na unidade C:.

Há quem prefira dividir o HD em mais de uma unidade, reservando apenas o mínimo necessário na unidade C: para o Windows. Nesse caso, os arquivos pessoais e programas instalados ficam em uma unidade separada. Isso facilita operações de backup.

Outra cenário é o uso de SSDs. Com o seu alto preço, usuários preferem economizar comprando unidades de baixa capacidade. Dessa forma, só há espaço para o sistema operacional em si. Programas e arquivos pessoais são salvos em um HD convencional à parte, de maior capacidade.

Com pouca capacidade na unidade C:, falta espaço para os aplicativos. No caso dos SSDs, há ainda quem se preocupe em não gravar muitos dados para poupar a vida-útil da unidade.

Acesse a tela Iniciar, digite regedit, para efetuar uma busca, e selecione o resultado correspondente para acessar o Editor do Registro.

48fbiniciar regedit Aplicativos do Windows 8: escolha onde instalá los

Na lateral esquerda do editor acesse a chave HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionAppx.

a9bdregedit appx Aplicativos do Windows 8: escolha onde instalá los

Dê um duplo-clique sobre a entrada PackageRoot. Por padrão, ela aponta para C:Program FilesWindowsApps.

182eregedit packageroot Aplicativos do Windows 8: escolha onde instalá los

Basta editar o endereço e inserir o caminho do local desejado. No nosso exemplo, mudaremos para D:WindowsApps.

c454regedit edit packageroot Aplicativos do Windows 8: escolha onde instalá los

Clique em OK, feche a janela do Editor do Registro e reinicie o computador para que a alteração entre em vigor.

Após efetuar essa alteração, os aplicativos atualmente instalados deixam de funcionar. A partir de agora, o sistema procura os aplicativos apenas no local indicado no registro e não mais na antiga localização. Basta efetuar uma nova instalação dos aplicativos para que eles passem a ser salvos no novo local.

Para isso, acesse a tela Iniciar, selecione o bloco correspondente ao aplicativo e clique em Desinstalar.

cd6e48423 imagem023 Aplicativos do Windows 8: escolha onde instalá los

Acesse a Loja de aplicativos e clique com o botão direito do mouse sobre uma área livre da tela. Na barra superior clique em Seus aplicativos e instale novamente os que  estiverem na lista de aplicativos não instalados.

2aa7store your apps Aplicativos do Windows 8: escolha onde instalá los

Com esse procedimento, o usuário pode escolher a pasta de sua preferência para a instalação dos aplicativos. Dessa forma ele fica livre para escolher uma unidade com espaço suficiente ou amenizar a quantidade de escritas e reescritas no SSD.

0 comentários: