Mude vários aspectos do Windows 7

Neste tutorial, vamos aprender como personalizar o Windows 7 com o gratuito Classic Shell, alterando vários aspectos do sistema operacional.

01. Quando o Classic Shell é aberto, a primeira mudança já é vista no Menu Iniciar, que volta a ter o aspecto clássico dos tempos do Windows 98 e XP (opcional). O Classic Shell é dividido em três módulos de configuração: Start Menu Settings (para o Menu Iniciar), Explorer Settings (para o Windows Explorer) e IE9 Settings (para o Internet Explorer).

02a. Nas configurações do Menu Iniciar (guia Basic Settings), você pode decidir qual tipo de menu será aberto com o clique esquerdo do mouse (Left Click opens), se o menu do próprio Windows (Windows Start Menu) ou se o menu do Classic Shell (Classic Start Menu). Há várias formas de abrir um menu ou outro, como a combinação Shift + clique do mouse (Shift+Click) e a tecla Windows no teclado (Windows Key).

02b. Mais abaixo, você pode acelerar o carregamento do menu clássico diminuindo o valor em Menu delay e exibir itens como o Painel de Controle (Control Panel) e a opção de logoff (Show Log Off).

02c. Na guia Skin, você pode escolher o tema do menu clássico (Skin), sendo que cada tema apresenta opções específicas (Skin Options).

03a. Nas configurações do Windows Explorer (guia Basic Settings), você pode mudar o estilo do painel de navegação, resgatando estilos do Windows XP e do Windows Vista (Navigation Pane Style), voltar a exibir o botão para subir um diretório na navegação (Show Up Button) e desativar o estilo visual de exibição de endereços na barra de endereços do Windows Explorer (Disable breadcrumbs).

03b. Veja o Windows Explorer com algumas alterações - de forma mais notável, o painel de navegação de pastas e o botão para subir um diretório.

04a. Já nas configurações do Internet (guia Basic Settings > All settings), você pode alterar a cor (Caption Font) e a formatação (Text color, Text Color maximized, etc) da barra de títulos do navegador.

04b. Veja um exemplo da janela do IE9 com a barra de título alterada (o Classic Shell instala um complemento no navegador para conseguir tal efeito).

0 comentários: