Acesse servidores FTP pelo Explorer

Os serviços de compartilhamento de arquivos são cada vez mais usados, mas os bons e velhos servidores FTP continuam ativos. E se você precisa acessar algum servidor com frequência, que tal transformá-lo num drive do Windows Explorer, podendo ser acessado como um HD? Este é o objetivo do gratuito (para uso pessoal) NetDrive, que conheceremos neste tutorial.

01. Quando o programa é iniciado, um pequeno ícone permanece na bandeja do sistema - ao lado do relógio. Para abrir sua janela principal, clique com o botão direito do mouse e escolha Open NetDrive.


02. Você já tem uma lista com alguns servidores FTP, separados por pastas (que servem apenas para organização). O botão New Folder permite criar uma pasta nova, enquanto New Site cria uma nova conexão FTP. Preencha as informações referentes ao servidor na parte direita da janela, e lembre-se de escolher uma letra para a criação do drive virtual (Drive). Clique em Save para salvar o novo servidor e em Connect para iniciar a conexão. Configurações avançadas da conexão podem ser acessadas através do botão Advanced, enquanto configurações do NetDrive estão em Option.


03. Dentre as configurações avançadas, está o uso ou não do modo passivo (FTP Passive Mode) e a codificação dos textos (Encoding), que deve ser alterada se você enfrentar algum problema com acentuação.


04. Já as configurações do NetDrive incluem abrir o Windows Explorer com o novo drive virtual (Launch windows explorer when connected to server) e iniciar o software com o Windows (Automatically run NetDrive when I log on to Windows).


05. Os FTPs acessados via Windows Explorer não mostram a informação de espaço disponível, mas podem ser acessados normalmente.

0 comentários: