Saiba mais sobre o DEP do Windows Vista

O que é Prevenção de Execução de Dados?
A Prevenção de Execução de Dados (DEP) é um recurso de segurança que pode ajudar a evitar danos ao computador causados por vírus e outras ameaças de segurança. Programas prejudiciais podem tentar atacar o Windows tentando executar código em locais da memória do sistema reservados para programas do Windows e outros programas autorizados. Esses tipos de ataques podem danificar programas e arquivos.

A DEP pode ajudar a proteger o computador, monitorando os programas para garantir que usam a memória do sistema com segurança. Se a DEP perceber que um programa no computador está usando a memória incorretamente, fechará o programa e o avisará.

Que programas a DEP monitora?
A DEP monitora automaticamente os programas e serviços essenciais do Windows. Você pode aumentar a proteção fazendo com que a DEP monitore todos os programas.

É seguro executar novamente um programa se a DEP o tiver fechado?
Sim, mas somente se você deixar a DEP ativada para esse programa. O Windows pode continuar a detectar tentativas de execução de código de locais protegidos da memória e ajudar a impedir ataques.

Se a DEP continuar fechando o mesmo programa, isso significa que meu computador está sob ataque?
Se você estiver usando as configurações de segurança recomendadas e o software antivírus não detectar uma ameaça, provavelmente o computador não está sob ataque. Nesse caso, o programa talvez não funcione corretamente quando a DEP estiver ativada. Antes de alterar as configurações da DEP, verifique se há uma versão do programa compatível com a DEP ou uma atualização do editor do software.

Como evitar que a DEP feche um programa em quem eu confio?
Primeiro, veja se há uma versão do programa compatível com a DEP disponível, visitando o site do editor do software. Se o editor não tiver lançado uma versão atualizada do programa, compatível com a DEP, você pode desativar a DEP para o programa que foi fechado. Você poderá usar o programa, mas ele estará vulnerável a um ataque que pode se espalhar para os outros programas e arquivos.

Se você optar por desativar a DEP para um programa, é aconselhável verificar freqüentemente se há uma versão atualizada do programa e, depois de atualizá-lo, ativar a DEP novamente.

O que fazer se a DEP fechar um programa que faz parte do Windows, como o svchost.exe ou o Explorer.exe?
Os programas svchost.exe e explorer.exe fazem parte do sistema operacional Windows. Se a DEP fechar esses ou outros serviços do Windows, isso pode ser causado por programas menores, como extensões, que são criados por outros editores de software e que operam dentro do Windows. Se você tiver instalado um programa recentemente e observar que a DEP passou a fechar programas baseados no Windows, consulte o editor do software para saber se está disponível uma versão atualizada compatível com a DEP ou tente desinstalar o programa.

Se as configurações da DEP indicarem que o processador do computador não dá suporte á DEP baseada em hardware, ainda estarei protegido?
Sim. A DEP é um recurso baseado em software do Windows. Alguns processadores de computador também fornecem DEP baseada em hardware com vários nomes. Esses processadores usam tecnologia de hardware para evitar que os programas executem código em áreas protegidas da memória. Se o processador não der suporte à DEP baseada em hardware, o Windows usará a DEP baseada em software para ajudar a proteger o computador.

Onde eu encontro as configurações da DEP?
Se você optar por proteger todos os programas, ainda poderá desativar a DEP para programas individuais. Se você suspeitar de que um programa não funciona corretamente quando a DEP está ativada, verifique se há uma versão do programa compatível com a DEP ou uma atualização do editor do software antes de alterar quaisquer configurações da DEP.

No Painel de Controle, dê dois cliques em Sistema, selecione a aba Avançado e, em Desempenho, clique em Configurações. Na caixa que abrirá, clique na aba Prevenção de execução de dados. Aí está!

0 comentários: