Crie um Painel de Administração do Sistema personalizado

Acha irritante ter que abrir janelas separadas para o Gerenciador de dispositivos, Serviços e outras ferramentas administrativas? Hoje nós vamos aprender como podemos combinar todas em um único painel, onde se pode acessar facilmente as ferramentas.

Crie seu Painel de Administrador personalizado
Abra o mmc.exe através da pesquisa do menu iniciar ou pela caixa Executar. Deverá abrir uma janela chamada Console1 semelhante a esta:

Em Arquivo, escolha "Adicionar/Remover snap-in..."

No lado esquerdo você verá muitos itens conhecidos, tais como Gerenciamento de Disco, Serviços e etc. Selecione os que quer adicionar clicando na imagem desejada no painel da esquerda e, em seguida, no botão Adicionar (Você tem que adicioná-los um de cada vez).

Aparecerá uma janela onde pode-se escolher o computador que você gostaria que o snap-in gerenciasse. Você pode usar isso para acessar a outros computadores na rede. Note que você pode adicionar os mesmos snap-ins várias vezes, e escolher um computador diferente para cada item que você adicionar.

Você pode observar um ponto muito interessante na lista… o "Link para um Endereço da Web". Este item permitirá que você adicione uma URL para o painel de administração (como a página de seu roteador, por exemplo).

Finalmente, clique em OK.

Agora você deve ver o painel de administração e poder acessar facilmente a qualquer uma das páginas através dos itens do painel da esquerda.

Você pode utilizar Link para um Endereço na Web para acessar facilmente a página de configuração de seu roteador (ou qualquer outra página que desejar).

Em seguida, será necessário salvar este painel de administração, mas, primeiro faça uma visita ao Arquivo > Opções e dê-lhe um nome.

E agora o último passo… vá para Arquivo > Salvar Como, e salve-o em algum local que você seja capaz de encontrar facilmente, no Desktop, por exemplo.

Tenha em mente que este não é um atalho… ele é o arquivo do painel de administração.

Essa dica funciona também com Windows XP e qualquer versão do Windows Server.

0 comentários: