Dicas Gerais para o Windows Vista

Não há a menor sombra de dúvida que o Windows Vista revolucionou o mercado (tanto positivamente quanto negativamente), e (principalmente) após o lançamento do SP1, cada vez mais usuários aproveitam seus vários recursos. Só que há tantos recursos que algumas pequenas funcionalidades simplesmente passam em branco. Neste tutorial, você verá quatro dicas deste gênero.

- Atalhos de teclado na barra de inicialização rápida

Você conhece a barra de inicialização rápida do Windows, certo? No Windows Vista, ela funciona exatamente da mesma forma que nas versões anteriores do sistema operacional, mas com uma vantagem. Todo e qualquer atalho posto na barra pode ser chamado com uma combinação de teclas do teclado: Windows (tecla com o logotipo do sistema) + o número que representa o atalho, contando da esquerda para a direta.

Muito complicado? Então veja esta imagem. Neste caso, o Internet Explorer é chamado com Win+2 e o Windows Live Messenger é aberto com a combinação Win+5. O mais interessante é a barra de inicialização rápida nem precisa estar exibindo todos os ícones - você pode minimizá-la e os atalhos continuam funcionando - mas lembre-se que a barra não pode ser fechada!



- Mudança no tamanho dos ícones

Numa janela do Windows Explorer, é fácil mudar a forma como os ícones de pastas e arquivos são exibidos - basta usar o botão Modos de Exibição. Mas você sabia que o mesmo resultado é obtido ao usar a roda do mouse segurando a tecla CTRL do teclado? O melhor desta dica é que o uso da combinação também é válido em outros locais além do Windows Explorer - experimente mudar o tamanho dos ícones na Área de Trabalho.



- Barra de menus no Windows Explorer

Com um simples 'jogo dos sete erros' numa janela qualquer do Windows Explorer, você já percebe que, por padrão, a barra de menus não é exibida. Você pode apertar a tecla ALT do teclado para exibir a barra de menus temporariamente, mas se você deseja fazer uma alteração definitiva, basta ir em Organizar > Layout e marcar Barra de Menus. A alteração vale para todas as janelas do Windows Explorer.



- Copiar o caminho de um arquivo

Até o Windows XP, era fácil saber o caminho completo de um arquivo, mas o Windows Vista não exibe (pelo menos facilmente) o caminho de uma pasta. Só que o sistema apresenta uma forma muito simples para a obtenção do caminho. Basta segurar a tecla SHIFT do teclado e clicar com o botão de contexto (normalmente é o botão direito) do mouse num arquivo. Use a opção Copiar como Caminho e cole o caminho do arquivo e faça seu trabalho!


0 comentários: