Mude o espaço da Restauração de Sistema do Windows Vista

O recurso de Restauração de Sistema existe desde o Windows ME, mas apenas no Windows XP ele realmente se tornou conhecido (e muito útil). No Windows Vista, a ferramenta foi melhorada, mas não permite que o usuário escolha quanto espaço será usado em disco para armazenar as cópias de segurança dos arquivos de sistema. Neste tutorial, vamos aprender como 'driblar' esta limitação e configurar manualmente o espaço usado em disco.

OBS: Com esta alteração, as cópias mais antigas dos arquivos de sistema serão obviamente apagadas, diminuindo a eficácia da Restauração de Sistema. Faça as modificações por sua conta e risco.

01. Em primeiro lugar, vamos abrir o prompt de comando do Windows Vista, usando a busca do Menu Iniciar para facilitar a tarefa. A diferença é que o prompt deve ser aberto com privilégios administrativos. Para isso, basta clicar com o botão de contexto do mouse (normalmente botão direito) e escolher Executar como administrador. Você precisará configurar a escolha na janela do Controle de Conta de Usuário.


02. Uma vez dentro do prompt de comando com privilégios administrativos, digite o comando (vssadmin list shadowstorage). Com isto, você saberá qual o espaço usado pela Restauração de Sistema e pelas Cópias de Sombra. Veja na última linha que o Espaço Máximo de Armazenamento supera os 2GB - e passa dos 20 GB em alguns HDs. É este espaço máximo que será modificado.


03. Para realizar a modificação, você precisa digitar o comando:

vssadmin resize shadowstorage /on=C: /For=C: /MaxSize=1,5GB

Onde C: é o drive cujo espaço será modificado (note que é o mesmo drive nos comandos /on e /For) e o novo espaço máximo (1,5GB neste caso) pode ser digitado em GB e MB. Você não precisa nem reiniciar o sistema, pois as alterações entram em vigor imediatamente.


0 comentários: