Introdução ao Windows Movie Maker

O Windows Movie Maker é um recurso do Windows Vista que permite criar filmes domésticos e apresentações de slide no computador, completar com títulos de aparência profissional, transições, efeitos, música e até mesmo narração. E quando você estiver pronto, poderá usar o Windows Movie Maker para publicar seu filme e compartilhá-lo com seus amigos e sua família.

Se você não tiver experiência com filme digital ou com o Windows Movie Maker, continue lendo para obter uma descrição das diferentes ferramentas que usará no Windows Movie Maker.

Compreendendo as ferramentas do Windows Movie Maker
O Windows Movie Maker está dividido em três áreas principais: os painéis, o storyboard/linha do tempo e o monitor de visualização.

Sobre os painéis
O Windows Movie Maker fornece vários painéis diferentes com os quais é possível trabalhar, dependendo das tarefas que serão realizadas.

• O painel Tarefas lista as tarefas comuns que você pode executar ao criar um filme, incluindo a importação de arquivos, a edição e a publicação do filme.

• O painel Coleções exibe as pastas de coleção, que contêm clipes. As pastas de coleção aparecem no painel Coleções à esquerda, e os clipes na pasta de coleção selecionada são exibidos no painel Conteúdo à direita. A imagem a seguir mostra o painel Coleções:



• O painel Conteúdo mostra clipes, efeitos ou transições em que você está trabalhando ao criar o filme, dependendo do modo de exibição em que estiver trabalhando. Você pode alterar o modo de exibição para mostrar miniaturas ou detalhes.

É possível arrastar clipes, transições ou efeitos do painel Conteúdo ou uma coleção do painel Coleções até o storyboard/linha do tempo do projeto atual. Também é possível arrastar clipes até o monitor de visualização para passá-los. Se você alterar um clipe, as alterações só serão refletidas no projeto atual; elas não afetarão o arquivo de origem.

Sobre o storyboard e a linha do tempo
A área em que você cria e edita o projeto é exibida em dois modos de exibição: o storyboard e a linha do tempo. Você pode alternar entre esses modos de exibição quando estiver criando um filme.

• Storyboard. O storyboard é o modo de exibição padrão no Windows Movie Maker. Você pode usar o storyboard para ver a seqüência ou a ordem dos clipes no projeto e reorganizá-los com facilidade, se necessário. Esse modo de exibição também permite ver os efeitos ou as transições de vídeo adicionadas. Os clipes de áudio adicionados a um projeto não são exibidos no storyboard, mas você pode vê-los no modo de exibição de linha do tempo. A imagem a seguir mostra o modo de exibição do storyboard do Windows Movie Maker:


• Linha do tempo. O modo de exibição da linha do tempo apresenta uma visão mais detalhada do projeto de filme e permite fazer edições mais precisas. Usando o modo de exibição da linha do tempo, você pode cortar videoclipes, ajustar a duração das transições entre os clipes e exibir a faixa de áudio. É possível usar a linha do tempo para revisar ou modificar os intervalos dos clipes no projeto. Use os botões da linha do tempo para alterar para o modo de exibição do storyboard, aumentar ou diminuir o zoom nos detalhes do projeto, narrar a linha do tempo ou ajustar os níveis do áudio. A imagem a seguir mostra o modo de exibição da linha do tempo do Windows Movie Maker:

Sobre o monitor de visualização
O monitor de visualização permite passar clipes individuais ou um projeto inteiro. Usando o monitor de visualização, você pode visualizar o projeto antes de publicá-lo como um filme. É possível usar os botões abaixo do monitor de visualização para passar ou pausar um clipe, ou para avançar ou retroceder um clipe quadro a quadro. O botão Dividir permite dividir um clipe em duas partes no ponto exibido no monitor de visualização.

Para aumentar ou diminuir o monitor de visualização, clique em Exibir, aponte para Tamanho do Monitor de Visualização e escolha um tamanho. Também é possível arrastar a janela para torná-la maior ou menor.

0 comentários: