Crie um disco de recuperação no Windows Vista SP1

Durante os betas, um dos novos recursos do Windows Vista Service Pack 1 era a possibilidade de se criar um disco de recuperação do Windows com uma interface fácil de usar. Até então, era um pouco difícil mas possível fazer isso usando o prompt de comando.

Embora todos os DVDs do Windows Vista tenham a opção de recuperação nativamente, é provavelmente melhor gravar uma cópia extra para levar com você.

Por razões desconhecidas, a funcionalidade foi removida da versão final do Windows Vista SP1. Se você olhar em seus arquivos do sistema, você ainda pode encontrar o recdisk.exe, que é o executável do utilitário, mas ao clicar sobre ele nada acontece. O atalho no menu Iniciar também foi removido, indicando que a remoção foi proposital.

É possível utilizar a versão do recdisk.exe encontrada em um beta do Vista SP1, substituindo a versão encontrada no RTM do SP1. Par afazer esta versão beta funcionar, é preciso modificar algumas permissões,veja como.

Passo 1. Baixe a versão beta do recdisc.exe (x86) ou (x64).

Passo 2. Abra seu diretório System32. No menu Iniciar digite "%systemroot%\system32" e pressione Enter.

Passo 3. Encontre o recdisc.exe, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha Propriedades.



Passo 4. Selecione a guia "Segurança" e clique no botão "Avançado".

Passo 5. Selecione a guia "Proprietário" e clique em "Editar...".


Passo 6. Selecione "Administradores" para mudar o proprietário e clique em "OK". Clique em "OK" novamente.

Passo 7. Você deve estar novamente na caixa de diálogo com as configurações de segurança. Clique em "Editar...".


Passo 8. Selecione "Administradores" e em seguida clique na caixa de seleção sob a coluna "Permitir" e "Controle total". Clique em "OK. Clique em "OK " novamente.

Passo 9. Renomeie este arquivo (pressione F2) para algo como "recdisk.old" para manter uma cópia da versão original do arquivo caso você precise restaurá-lo no futuro.


Passo 10. Copie o arquivo "recdisk.exe" que você baixou anteriormente para o diretório System32. Execute-o e o utilitário para criação do disco de recuperação será iniciado.

0 comentários: