Um outro olhar sobre o Windows Vista Service Pack 1, versão beta


A Microsoft disponibilizou ao público neste mês a versão beta do Windows Vista SP1, e após os testes informais que fiz, notei que meu PC está mais estável – e algumas tarefas, especialmente cópia de arquivos, levam menos tempo. Mas eu esperava mais do SP1, como mais ganhos de performance e ajustes para as reclamações comuns do Vista, incluindo o tão criticado controle de contas de usuários.

E se você está esperando melhores ajustes para migrar para o Vista, é melhor torcer para que a equipe de desenvolvimento do SP1 da Microsoft corra para acertar tudo e convencê-lo a trocar de OS antes do lançamento oficial do service pack. O Vista não sofreu muitas mudanças grandes, a julgar pelo lançamento do beta SP1. Aliás, a Microsoft diz que o SP1 será lançado ainda no primeiro trimestre desse ano, mas fontes recentemente disseram que o SP1 pode aparecer já nas próximas semanas.

As principais características do Vista Service Pack 1 Release Candidate Refresh (o nome oficial do arquivo beta para download) incluem estabilidade, segurança e desempenho. Na descrição do SP1 a Microsoft mencionou diversas melhorias – por exemplo, suporte para alguns padrões, como EFI e exFAT, e melhor compatibilidade com softwares e periféricos.

SP1 aumenta estabilidade, segurança e desempenho

No quesito estabilidade, a Microsoft diz que o SP1 reduz o tempo que leva para o boot e para desligar um PC com o Vista, bem como o tempo que a máquina leva para “acordar” depois de passar pelo modo hibernar ou quando o protetor de tela estiver ativado. Consertou também os 10 segundos de atraso entre pressionar as teclas CTRL-ALT-DEL durante o boot e o surgimento da janela com o usuário/senha.

Outro ajuste se refere ao misterioso problema de como os arquivos da navegação em rede “consumiam” mais do que o esperado nas redes banda larga, comparado com versões anteriores do Windows.

E finalmente a Microsoft diz que não poupou esforços para melhorar o gerenciamento de arquivos e pastas. O SP1 irá reduzir o tempo que se leva para extrair arquivos de e para uma pasta compactada (zipada) – mas não informou quanto.

No entanto a Microsoft fez algumas mudanças específicas no que diz respeito ao desempenho. Diz que o SP1 reduz em 45 porcento o tempo que leva para copiar arquivos de um sistema Windows Vista remoto para um sistema SP1. E 50 porcento de ganho é visto, de acordo com a Microsoft, quando copiado arquivos de um sistema SP1 remoto usando LAN para um sistema SP1 local.

Confira a lista completa de mudanças notáveis no Vista SP1, no site da TechNet da Microsoft.

0 comentários: