10 ótimas features do Windows Vista

O Windows Vista tem muito mais nele do que a maioria das pessoas percebem. O que torna o Windows Vista uma melhor experiência não vem necessariamente de novos recursos ou funcionalidades. Ao invés disso, são as centenas de melhorias quase não documentadas no sistema operacional que agradam aos usuários - pelo menos até eles resolverem voltar para o Windows XP por um tempo. Entre os novos recursos estão uma nova camada de segurança, busca integrada, DirectX 10, Backup, Aero, melhoria no kernel, melhor gerenciamento de áudio, visualizador de logs de eventos do Windows, WDDM, SuperFetch, ReadyBoost, suporte ao ReadyDrive, WPF, WCF e muito mais.

Mas e quanto a experiência do usuário final que ninguém ouviu falar ainda? Abaixo estão 10 melhorias no Windows Vista que você provavelmente ainda não ouviu falar.

1 - Um verdadeiro explorer multitarefas. No Windows XP, se você abrir uma caixa de diálogo de arquivo ou uma janela que precisa se conectar ao drive de CD/DVD ou a uma rede, o shell todo parece "congelar" por um tempo enquanto executa as operações citadas. No Windows Vista isso não ocorre. Nele, isso tudo é feito em segundo plano.


2 - Rede sem fio melhorada. O suporte para redes sem fio no Windows XP é bem pobre. A maioria dos usuários acabam precisando de um gerenciador de redes sem fio de terceiros. No Windows Vista, ele não apenas é mais bonito, ele "simplesmente funciona".


3 - Plug & play melhorado. Embora seja verdade que os drivers de vídeo na época do lançamento do Vista eram péssimos, hoje a realidade é diferente. Se você comprar um novo dispositivo hoje e conectá-lo ao sistema, as chances são de que irá funcionar sem que você precise fazer mais nada. E o Windows Vista também tem uma pequena caixa de diálogo mostrando o progresso. No XP, você recebe algumas mensagens durante cada estágio. E quantas vezes no XP você percebeu que algo não funcionava sem explicação nenhuma quando conectado? Isto não acontece no Windows Vista. No pior caso, você poderá ver onde as coisas deram errado olhando a caixa de diálogo mostrando o progresso.


4 - Melhor acabado. O acabamento importa. Se não importasse, não estariam falando do iPhone o tempo todo. Uma boa experiência para o usuário importa. Veja as imagens abaixo. Esta é uma das razões pelas quais Jenny Lam é minha heroína (a equipe dela na Microsoft fez um ótimo trabalho com isso). Este tipo de experiência melhorada através do sistema torna o Windows Vista muito mais atrativo. Embora muitos usem softwares para tornar a aparência do Windows XP parecida com a do Vista, nada é tão bom quanto o original.


5 - Mais informações sobre seu sistema. Muitos de nós temos gabinetes enormes sobre nossa sob nossas mesas. Na era dos monitores com portas USB, o gabinete está começando a se afastar mais e mais de nós. Os dias escutando os HD "gritando" chegaram ao fim. No Windows XP, se meu sistema estivesse lento, eu abriria o Gerenciador de Tarefas e verificaria a CPU. E se o medidor de CPU não estivesse em pico, então eu olharia no gabinete para ver se o HD estava gritando. No Windows Vista, o Gerenciador de Tarefas virá mostrar a você quanto da largura de banda do seu HD você está usando e qual processo está acessando o disco.


6 - Tolerância muito maior para handles. No Windows XP, se seu sistema ficar sem handles, programas não serão executados e coisas estranhas começarão a acontecer. Não existe uma mensagem de alerta para isso. E quase ninguém sabe o que é um handle do usuário. No Windows XP, os usuários apenas reiniciam suas máquinas. Pessoas que sabem o que são os handles sabem como matá-los. No Windows Vista, o sistema parece bem com altos handles, o que significa uma experi6encia muito mais estável.


7 - Avaliações. Se você estiver lendo isso, você provavelmente é a pessoal que as pessoas chamam com dúvidas sobre computadores. No Windows XP, você pode perguntar a eles "Que tipo de computador você tem?" e provavelmente irão responder "É um Dell" ou HP, ou Toshiba, ou Gateway, etc. No Windows Vista, ao invés disso você perguntaria qual o índice de experiência seu PC consegue atingir. Isto permite que eles saibam o quão realmente rápidos são seus PCs.


8 - Melhores miniaturas. O Windows Vista tem a "Galeria de Fotos do Windows". Mas 99% do tempo eu navego por minhas fotos através do Explorer. No Windows XP, minha escolha era a opção "miniaturas", que mostrava as imagens com miniaturas de 128 x 128. No Windows Vista, eu posso tê-las em tamanho grande ou pequeno, facilitando e muito a visualização de muitas imagens de uma só vez.


9 - Melhor experiência com laptops. No Windows XP, eu nunca tinha como saber com certeza se meu laptop ia ou não voltar do modo sleep ou da hibernação. No Windows Vista, meu PC sempre volta do modo sleep. Eu sei que algumas pessoas ainda reclamam, não estou dizendo que é perfeito ma sé muito mais confiável do que no Windows XP (ou mesmo o OS X Tiger) neste aspecto.


10 - Melhorias na facilidade de uso. Existem tantos pequenos toques no Windows Vista que você não verá ser mencionado em lugar algum. Por exemplo, no Windows Vista, se você clicar no relógio na bandeja do sistema você verá um calendário bem agradável. Por contraste, no Windows XP, eu dava um duplo clique para ver as propriedades de data e hora e era lento (o calendário no Vista aparece instantaneamente). É um pequeno, mas interessante toque. A pasta principal do usuário também é um toque agradável que não existia no XP de nenhuma forma.

0 comentários: